Embora a Reforma Tributária entre em vigor oficialmente apenas em janeiro de 2026, seus efeitos já estão sendo percebidos por empresas de diversos setores, especialmente as de serviços. A nova estrutura de impostos, que inclui a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), promete mudar a forma como o Brasil recolhe tributos, exigindo planejamento e atenção desde já.
De acordo com o especialista João Pedro Almeida, do Grupo FN, contratos firmados ainda este ano podem atravessar o período de transição e gerar surpresas financeiras se não houver preparo.
“Um contrato assinado agora, com vigência de 12 meses, pode atravessar o período de transição para o novo sistema tributário. Se a empresa não se preparar, corre o risco de comprometer o caixa e repassar custos inesperados ao cliente”, alerta Almeida.
Um exemplo vem da empresária Letícia Maciel, que comanda uma agência de marketing. Ela explica que sua empresa está revisando contratos com clientes para evitar impactos maiores com a nova tributação, que pode chegar a alíquotas de até 28% para o setor de serviços.
“Com orientação da contabilidade, conseguimos manter a saúde financeira da empresa e proteger nossos clientes e colaboradores”, afirma Letícia.
Segundo Almeida, o momento é de revisão de contratos, controle de caixa e avaliação do regime tributário. Empresas enquadradas no Simples Nacional ou no Lucro Presumido devem reavaliar suas condições, pois o regime tributário dos fornecedores também passará a impactar diretamente os custos.
“As mudanças precisam ser implementadas imediatamente para proteger o fluxo de caixa e evitar que o aumento de custos seja repassado ao consumidor final”, complementa o especialista.
Para os consumidores, a atenção também deve aumentar. Em 2026, compreender os reajustes de preços e as razões por trás deles será essencial para acompanhar o novo cenário econômico.
Grupo FN promove encontros gratuitos sobre a Reforma Tributária
Para ajudar empresários a se prepararem para essa transição, o Grupo FN está promovendo encontros gratuitos todas as quintas-feiras, em São José dos Campos, conduzidos por especialistas na área.
Os eventos explicam as principais mudanças da Reforma e oferecem orientações práticas sobre planejamento tributário e financeiro.
Quer entender como a Reforma Tributária vai impactar o seu negócio e se preparar com antecedência?
Entre em contato com o Grupo FN e saiba como participar dos encontros gratuitos e garantir que sua empresa esteja pronta para as mudanças que vêm aí